Novidades
RETROSPECTIVA 2023
“Se assim procedermos, sinceros na gratidão,
sempre fortes na luta,
verdadeiros na fé e humildes na adversidade,
é bem certo que os anos que vivermos
não passarão em branco...”
(José Russo, 1974)
Diante de mais um ano que se encerra, só nos resta elevarmos nossos pensamentos ao Alto, em sintonia e vibração positiva, para agradecermos as inúmeras bençãos concedidas ao longo dos 365 dias de 2023, um ano que, com toda a certeza, representou um belo capítulo na história da Fundação Espírita Judas Iscariotes.
A Feji, como costumamos dizer, definitivamente se confirmou uma instituição de grande porte, cuja atuação tem se sobressaído no nível municipal e regional, por sua ampla oferta de serviços no campo do desenvolvimento social e da saúde. A nível institucional, o encerramento do ciclo 2023 demonstra que a entidade alcançou grandes resultados, como o reconhecimento no nível regional, pela excelência dos serviços prestados, e a grande integração entre as equipes de trabalho de todos os serviços.
Percebemos que a diretriz lançada no início do ano, em Assembleia Geral, para que as equipes trabalhassem de maneira integrada e colaborativa, reverberou entre os serviços e alcançou as expectativas. A Festa Junina, o Cine ACIF, o Campeonato Inclusivo e a comemoração do aniversário da Feji, foram apenas alguns exemplos, bem sucedidos, de que a semente da integração encontrou um solo fértil e já começou a produzir seus primeiros frutos.
Iniciamos com o SAIPI I que desenvolveu ações que promoveram o fortalecimento e o estreitamento de vínculos entre familiares, pessoas idosas e equipes, tornando possível a melhoria na qualidade de vida mental, física e social da pessoa idosa.
Do mesmo modo, no campo das particularidades de cada serviço, podemos destacar alguns resultados louváveis e inovadores, antes inimagináveis, por assim dizer. Um deles é o marco alcançado pelo Lar de Ofélia, através do SAIPI II, que completou 365 dias sem sequer um óbito dentre os moradores. Um feito até então inédito nos 77 anos da entidade.
Também merece ser destacado os diversos momentos e passeios que tantas alegrias proporcionaram aos moradores do SAIPI II, a citar: Rifaina, o Bailão do Passarinho, o barzinho Matheus e Rosária, o Espetinho do Jacaré, o Point do Atleta e o Space Jump foram algumas ocasiões em que as pessoas idosas deixaram o Lar para se conectarem com a comunidade, ocupando seus espaços.
O Espaço Renascer, mesmo sendo um dos serviços mais recentes da Feji, hoje é bastante acessado e reconhecido por famílias que precisam de um apoio para prover o cuidado de seus familiares.
No âmbito do atendimento à pessoa com deficiência, o serviço Residência Inclusiva capitaneou duas ações de grande impacto: o 1° Circuito Inclusivo de Artes e o 1° Campeonato Inclusivo de Jogos da Feji.
O Circuito das Artes, composto por muita música, dança, pintura, mágica, interação, inclusão e valorização da PCD, deixou saudade nos moradores da RI.
O Campeonato Inclusivo, por sua vez, definitivamente integrou os diferentes públicos da Feji, estimulando a convivência entre os diversos e o respeito ao próximo. Um verdadeiro espetáculo da coexistência e benevolência, que se propôs a ser uma competição saudável e fez campeões.
Ambas as ações, extremamente inovadoras e integrativas, podem ser reconhecidas como um verdadeiro celeiro de emoções, fraternas, onde os moradores e participantes sorriram, vibraram, aplaudiram e se entregaram às propostas cuidadosa e carinhosamente preparadas pelas equipes.
Ainda no campo do atendimento à PCD, o Residencial Feji chegou ao impressionante marco de 50 (cinquenta) moradores acolhidos em 05 (cinco) unidades residenciais, através de parcerias com 31 (trinta e um) municípios da região.
A capacidade de acolhimento de demandas da região tem sido extremamente gratificante para a entidade, hoje muito bem quista, em todo o Estado de São Paulo, pela abrangente capacidade de apoiar os municípios de menor porte, além, é claro, da grandeza dos serviços ofertados.
A Feji encerra este exercício contabilizando o gerenciamento de 16 (dezesseis) unidades residenciais. Um marco que impressiona. Atualmente são 04 (quatro) Residências Inclusivas em Franca, 02 (duas) Residências Inclusivas em Ribeirão Preto, 05 (cinco) unidades do Residencial Feji e 05 (cinco) unidades do serviço Residência Terapêutica. E a perspectiva é de abertura de novas unidades residenciais no próximo ano.
O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) seguiu alinhado à diretriz do cuidado em liberdade. Tivemos moradores que foram inseridos no mundo do trabalho, saíram de suas casas para estudar, passear e até utilizar transporte público, sozinhos, para visitar a casa de familiares e outros espaços. Uma transformação radical quando paramos para pensar que estes sujeitos estiveram privados de determinadas vivências durante tantos anos, em razão de ausência e/ou abandono familiar.
No que tange a média complexidade o CDI, passou por reformulações, passando a atender também jovens e adultos com deficiência. E, mesmo com tamanha mudança, executou suas ações com muita maestria, buscando fortalecer esse serviço de suma importância, assim como as unidades do SCFV e CCI, pertencentes a baixa complexidade, que seguiram exercendo suas diretrizes e apresentando resultados transformadores para com o público atendido.
A bem da verdade, a Feji executou com excelência todos os serviços que administra, alcançando, assim, resultados que vão além de números, mas que refletem a grandeza do cuidado humanizado.
A parte administrativa-gerencial da entidade também avançou em alguns aspectos. As lideranças da entidade, apoiadas por consultoria, desenvolveram diferentes fluxos e protocolos. Também revisaram o organograma institucional, a missão, visão e valores, além de outros dispositivos da entidade.
A Feji também implementou o Departamento de Recursos Humanos - RH, com o objetivo de qualificar seu quadro de colaboradores e reduzir a rotatividade de profissionais. E o administrativo, como um todo, vem sendo redesenhado e reforçado para atender todo o complexo de serviços executados.
O canteiro de obras do Lar de Ofélia trabalhou a pleno vapor neste ano. Obras de grande impacto foram iniciadas, estão em andamento ou já foram entregues ao longo do ano. Dentre algumas, podemos elencar: i) a nova cozinha, ampla e moderna, que irá melhor atender os serviços do Lar; ii) o jardim externo, que mudou completamente a estética e as possibilidades de uso do espaço para atividades recreativas; iii) o varal da lavanderia, agora ampliado para conseguir atender as demandas da instituição; iv) a passarela, em fase de acabamento, que ampliará o Espaço Renascer.
Como vimos no decurso desta breve retrospectiva, a Feji se expandiu significativamente ao longo deste ano que está prestes a se encerrar. E toda esta tentativa de descrever os principais resultados acaba se tornando diminuta perante a imensidão de ações que as diferentes equipes desenvolveram neste exercício.
Para o ano que se apresenta, novas proposituras e públicos entrarão no rol de ações desta casa de amparo e proteção. Consta no planejamento da instituição a implementação de importantes serviços, como o Família Acolhedora, República para Jovens e uma Escola de Cursos Técnicos – a UniFEJI.
É satisfatório perceber que a história da Feji vem sendo construída no tempo presente, através do carinho, da dedicação e, especialmente, da vivência cotidiana dos seus usuários, moradores, hóspedes, colaboradores e diretores.
Para finalizar este retrospecto, externamos nossa gratidão a todos que participaram dos desafios e conquistas ao longo desta jornada. Nossa expectativa, para o ano que está por vir, é que possamos cada vez mais planejar e alcançar realizações importantes, capazes de transformar nosso bem mais valioso, isto é, a verdadeira razão de estarmos aqui – atender com dignidade, qualidade e humanidade aqueles que necessitam.
Fundação Espírita Judas Iscariotes
Dezembro de 2023.